No próximo domingo, dia 20, o ex-velocista e ex-Soldado Robson Caetano vai reencontrar o seu passado de atleta e de militar. Caberá a ele a honra de carregar o fogo simbólico dos 5º Jogos Mundiais Militares, que chegará ao Rio de Janeiro, e acender a Pira dos Jogos da Paz, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. A cerimônia será realizada por volta das 8h30, antes da largada da Corrida da Paz – CISM Day Run.
“Fui convidado pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro para prestigiar o evento e aceitei. Fiquei muito feliz em ter sido lembrado, pois no Exército eu obtive as ferramentas para me transformar em um grande cidadão”, contou Robson, dono de duas medalhas de bronze olímpicas – em Seul 1988, nos 200m, e em Atlanta 1996, no revezamento 4x100m.
O fogo simbólico foi entregue à Comissão de Desportos Militares do Brasil (CDMB) ao término dos 4º Jogos Mundiais Militares, em Hyderabad, na Índia, em 2007. Ele ficou guardado em Brasília, na sede da CDMB, e chegará ao Rio no próximo domingo, no III Comar, em um avião da Força Aérea Brasileira.
Após receber o fogo simbólico, o ex-Soldado Robson Caetano será transportado em um carro do Corpo de Bombeiros ate o Monumento dos Pracinhas.
A largada para a Corrida da Paz está marcada para as 9h. Dez minutos depois terá início da Caminhada da Paz e, às 9h20, a Caminhada com Arion, a mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares.